terça-feira, 15 de junho de 2010
10 Filmes Politicamente Incorretos
A onda do politicamente correto surgiu para deixar o mundo menos espontâneo e divertido, mas também menos dividido.
Alguns roteiristas e cineastas dedicam-se a contestar esses parâmetros, e nos fazem pensar sobre eles, o que é certamente positivo.
Selecionei uma lista com 10 filmes que, feitos no passado, seriam retalhados pela polícia do correto ou que, feitos no presente, quebram paradigmas.
1. Team América, Detonando o Mundo (Trey Parker gosta de chocar. todos notaram isso na cerimônia do Oscar em que foi, junto com Matt Stone, vestido de mulher (veja a foto) representar sua série 'South Park'. poderia citar toda a sua filmografia nesta lista. em 'Team America', uma animação propositalmente tosca com marionetes, ele abusa de todos os clichês raciais e culturais, satirizando as forças armadas americanas, os atores de Hollywood, os musicais da Broadway, enfim, tudo)
2. Borat, o Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão (Sacha Baron Coen é outro que construiu seu sucesso com o politicamente incorreto, desde seu programa na televisão inglesa. surgiu para o mundo com este divertido falso documentário, sobre um repórter de um país remoto e pobre, que vai para os Estados Unidos fazer uma reportagem sobre o modo de vida americano)
3. Quem vai ficar com Mary? (os irmãos Farrely já haviam cruzado a fronteira do correto com Debi e Lóide e nesta divertíssima comédia romântica, eles se superaram. brincam com deficientes mentais, com escatalogia, crueldade com animais e masturbação, num humor quase infantil, que foi o maior sucesso de bilheteria de 1998)
4. Kick-Ass (o filme sobre super-heróis sem super poderes diverte, mas é violentíssimo. uma garotinha de 12 anos matando dezenas de pessoas com requintes de sadismo é francamente perturbador. estranhamente ninguém parece ter se manifestado, mas algum zeloso juiz de menores ainda vai implicar... espero que não seja por minha causa)
5. Banzé no Oeste (o filme de Mel Brooks, de 1974, faz ótimas piadas extremamente racistas e sexistas. não tem como não rir e não pensar. o judeu Mel provavelmente queria contestar o racismo, expondo-o, mas duvido que conseguisse fazer este filme nos dias de hoje sem ser patrulhado)
6. O Nascimento de uma Nação (para se ter uma ideia, o título original do projeto era 'The Clansman'. a teoria é que, após a guerra civil americana, a primeira Ku-Kux-Klan restauraria a ordem do sul, que estaria ameaçado pelos negros incontroláveis e seus aliados, abolicionistas, mulatos e republicanos do norte. se em 1915 já gerou polêmica, este clássico hoje seria inconcebível)
7. Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (a comédia nonsense, do trio David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker, brinca com todas as minorias, faz apologia às drogas, coloca diálogos picantes na boca das crianças, satiriza religiões, ou seja não respeita ninguém, por isso mesmo é divertida e memorável)
8. Desejo de Matar (depois de ter a filha estuprada e a esposa assassinada, Charles Bronson decide ir às ruas fazer o que a polícia não faz, patrulhando as ruas e matando ladrões e assassinos. naquela época dizia-se que era filme de macho, hoje é filme de psicopata. felizmente não se admite mais justiça com as próprias mãos)
9. Monstros (o clássico de 1932 é mais uma denúncia da discriminação que os deficientes sofriam, mas só de chamá-los de "freaks" - esquisitos -, já não seria bem visto hoje. a história se passa no universo do circo. no elenco, diversas pessoas com deficiências variadas, como anões, siamesas, deformados, microencefálicos sofrem preconceitos dos "normais". retrato de uma época politicamente incorreta)
10. Pinóquio (parece um inofensivo filme para crianças, feito por Walt Disney, mas vamos aos fatos: Gepeto chuta o gatinho. um dos relógios da casa mostra uma mãe espancando uma criança a cada hora. todo mundo fuma em Pleasure Island, até o menino Pinocchio. garotos jogam tijolos em janelas para se divertir, incentivando o vandalismo. um cocheiro coleciona garotinhos... melhor parar por aqui, é um horror!)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário